top of page

Valparaiso: O início de tudo

Existem coisas que nao se explicam. É impossível. O amor é uma delas. Milhares de pessoas já tentaram. Muitos chegaram próximos. Mas quem já experimentou sabe que foi sem sucesso. As palavras sao demasiado limitadas e nao podem fugir à sua própria natureza. O Amor, demasiado livre para ser capturado.


A minha experiência em Valparaiso é idêntica. Demasiado intenso para conseguir captar a sua essência. Vivi de tudo nestas ruas que caminhei. Valparaiso é o cenário perfeito para uma vida. Boémia e bon-vivant. Esta cidade tem as ruas estreitas dos seus cerros para te perderes e um mar para te encontrares. Como qualquer cidade-porto abundam os seus loucos. Testemunhas da intensidade com que se vive aqui.


Descobri que esta é Lisboa. É Sao Francisco e Istanbul. Uma cidade dividida por este mundo. Em cada sitio com uma faceta única que a faz ser diferente das demais. Nesta a arte marca as suas paredes. Capital de Street Art, nunca vi tanta arte concentrada e livre. Liberta dos seus moldes tradicionais, a arte reinventa-se e floresce. Pinta de beleza o cenário cinzento de uma parede.


Foram por essas ruas que me tornei vendedor. Nao de qualquer coisa, mas da minha arte. Na realidade, nem me senti vendedor - apesar de ter vendido bastante. A cada momento era uma oportunidade de conhecer esta cidade por quem a vive. Por quem sonha e constroi dessa forma Valparaiso. Em contrapartida, partilhava os momentos que capturei nas fotos.


Foi um dia inesquecível. Daqueles que se compoem de passado, presente e futuro.


Mas nao só de rua se constroi e vive esta cidade. Também de casas. E eu fui parar à melhor de todas. Chama-se Hostal Nomada e - desculpem a publicidade - é o melhor sitio que existe para uma pessoa ficar nesta cidade. Construida de sonhos e viagens, foi o sitio perfeito para começar esta viagem.


Aqui fiz a minha primeira actuaçao em pública. Uma história cantada e falada que pretende partilhar a nossa experiência. Nesta viagem vou com um irmao de alma chamado Nahuel. Ele é músico argentino, e apesar da distancia artistica, conseguimos juntar as nossas arte e criar um espectaculo que pretende envolver as pessoas na nossa viagem e dar a força para que elas sigam os seus.


E para lá de sonhadoras, as donas do hostal devem ter um pedaço de loucura. Deram-me o espaço para “voar” e criar o meu primeiro mural. Foi uma sensaçao extraordinária. Sei que está simples e que nao tem uma grande composiçao. Mas a ideia é aprender em cada experiência. E neste já aprendi bastante. No final fico satisfeito com o resultado mas com a ambiçao de fazer muitos mais.


Este foi Valparaiso para mim. Demasiado intenso para o descrever, demasiado importante para nao o fazer. Foi o início de tudo. De uma viagem, de um sonho e de uma liberdade. Levarei a todas as pessoas que conheci no meu coraçao e farao parte da viagem. Uma, que pela intensidade com que começou, me levará a uma dimensao impensável por mim...


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page